domingo, 18 de dezembro de 2011

Modelos de Dinâmicas de Grupo para você interagir com os alunos.

Dinâmicas de Grupo

     As dinâmicas são instrumentos, ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação do conhecimento.
 
1. Nome (???)
Material
Cartelas de cores variadas, tamanho aproximadamente de 10 x 5 cm, canetas

Passos
1- Recortar cartelas em número suficiente, de modo a não faltar para ninguém.
2- Escrever em cada cartela, uma frase significativa (pode ser versículo bíblico, parte de uma música, um pensamento, etc.).
3- Cortar as cartelas ao meio, de modo que a frase fique dividida.
4- A dinâmica inicia-se com a distribuição das duas metades, tendo o cuidado para que todos recebam.
5- Estabelecer um tempo para as pessoas procurarem as suas metades.
6- À proporção que cada dupla se encontrar, procurará um lugar para conversar: o ponto de partida é a frase escrita na cartela.
7- Após alguns minutos, o facilitador solicita que algumas duplas falem sobre a experiência (o que sentiram, como foi o encontro, etc.).
 
2. Trenzinho
Passos
1-  Durante um curto tempo as pessoas podem andar pela sala relembrando o nome de todos os participantes do grupo e reparando em pelo menos uma qualidade de cada um.
2- Passado esse tempo, um dos coordenadores, identificado como locomotiva, sai correndo em volta da sala e diz o nome e qualidade de alguém, que se prende a locomotiva chamando outra pessoa pelo nome e destacando uma qualidade.
3- Segue-se até formar o trem com todos participantes.
 
3. A foto preferida

Material
Oito fotografias tamanho pôster, numeradas, apresentando cenas diversas, colocadas em lugar visível.

Passos
1-  A motivação  é feita pelo animador, com as seguintes palavras: “Em nossa comunicação diária, nós nos servimos de símbolos para expressar coisas, identificar pessoas, acontecimentos e instituições: neste momento, vamos fazer algo semelhante”.
2- Convida os presentes a observarem as fotografias em silêncio e escolher aquela com que melhor se identificarem.
3- A seguir, em equipe, cada qual indica a foto escolhida e faz seus comentários sobre ela. Os demais participantes podem interferir, fazendo perguntas.
 
4. Apresentação através de desenhos

Material
Uma folha para desenho e um lápis colorido ou caneta hidrocor para cada participante.

Passos
1- Distribuídos os materiais da dinâmica, o animador explica o exercício: Cada qual terá que responder, através de desenhos, à seguinte pergunta: “Quem sou eu?” (Dispoem de 15 minutos para preparar a resposta)
2- Os participantes desenham sua resposta
3- A apresentação dos desenhos é feita em plenário ou nas respectivas equipes. O grupo procura interpretar as resposta. Feita essa interpretação, os interessados, por sua vez, comentam a própria resposta.

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