domingo, 18 de dezembro de 2011

Dicas de músicas infantis

As músicas infantis têm como objetivo ensinar as crianças. Elas são em forma de canções, muitas vezes como aquela que sua mãe cantava para que você dormisse, não são apenas músicas educativas, mas também músicas que diverte as crianças.

 Indicamos o Cd Palavra Cantada.

Segue algumas faixas...

 - O que é, o que é?
- Pé com pé
- Menina Moleca
- Toda criança quer
- Bicicleta
- Vovô
- Bicicleta


Fazendo ARTE com as mãos

Carimbo de animais com as mãozinhas

Modelos de Dinâmicas de Grupo para você interagir com os alunos.

Dinâmicas de Grupo

     As dinâmicas são instrumentos, ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação do conhecimento.
 
1. Nome (???)
Material
Cartelas de cores variadas, tamanho aproximadamente de 10 x 5 cm, canetas

Passos
1- Recortar cartelas em número suficiente, de modo a não faltar para ninguém.
2- Escrever em cada cartela, uma frase significativa (pode ser versículo bíblico, parte de uma música, um pensamento, etc.).
3- Cortar as cartelas ao meio, de modo que a frase fique dividida.
4- A dinâmica inicia-se com a distribuição das duas metades, tendo o cuidado para que todos recebam.
5- Estabelecer um tempo para as pessoas procurarem as suas metades.
6- À proporção que cada dupla se encontrar, procurará um lugar para conversar: o ponto de partida é a frase escrita na cartela.
7- Após alguns minutos, o facilitador solicita que algumas duplas falem sobre a experiência (o que sentiram, como foi o encontro, etc.).
 
2. Trenzinho
Passos
1-  Durante um curto tempo as pessoas podem andar pela sala relembrando o nome de todos os participantes do grupo e reparando em pelo menos uma qualidade de cada um.
2- Passado esse tempo, um dos coordenadores, identificado como locomotiva, sai correndo em volta da sala e diz o nome e qualidade de alguém, que se prende a locomotiva chamando outra pessoa pelo nome e destacando uma qualidade.
3- Segue-se até formar o trem com todos participantes.
 
3. A foto preferida

Material
Oito fotografias tamanho pôster, numeradas, apresentando cenas diversas, colocadas em lugar visível.

Passos
1-  A motivação  é feita pelo animador, com as seguintes palavras: “Em nossa comunicação diária, nós nos servimos de símbolos para expressar coisas, identificar pessoas, acontecimentos e instituições: neste momento, vamos fazer algo semelhante”.
2- Convida os presentes a observarem as fotografias em silêncio e escolher aquela com que melhor se identificarem.
3- A seguir, em equipe, cada qual indica a foto escolhida e faz seus comentários sobre ela. Os demais participantes podem interferir, fazendo perguntas.
 
4. Apresentação através de desenhos

Material
Uma folha para desenho e um lápis colorido ou caneta hidrocor para cada participante.

Passos
1- Distribuídos os materiais da dinâmica, o animador explica o exercício: Cada qual terá que responder, através de desenhos, à seguinte pergunta: “Quem sou eu?” (Dispoem de 15 minutos para preparar a resposta)
2- Os participantes desenham sua resposta
3- A apresentação dos desenhos é feita em plenário ou nas respectivas equipes. O grupo procura interpretar as resposta. Feita essa interpretação, os interessados, por sua vez, comentam a própria resposta.

Tipos de Brincadeiras Infantis para sala de aula

Onça Dorminhoca
Faixa etária: Educação infantil
Formar com o alunos uma grande roda. Cada criança fica dentro de um pequeno círculo desenhado sob os pés, exceto uma que ficará no centro da roda, deitada de olho fechado . Ela é a Onça dorminhoca. Desenvolvimento: Todos os jogadores andam a vontade, saindo de seus lugares , exceto a onça dorminhoca que continua dormindo. Eles deverão desafiar a onça gritando: "Onça dorminhoca"! Inesperadamente, a onça acorda e corre para pegar um dos lugares assinalados no chão. Todas as outras crianças procuram fazer o mesmo. Quem ficar sem lugar será a nova Onça dorminhoca. Sugestão: O professor poderá proporcionar um e sudo sobre a onça, de acordo com o interesse das crianças : Quem já viu uma onça? Aonde? Quando? Como ela é? Como vive? O que come? Quem quer imitá-la? Confeccionar uma máscara de cartolina ou papelão para aquele que fará o papel da onça. Partindo deste estudo, a criança, quando for desenvolver a atividade, criará um personagem seu relativo à brincadeira.

Corrida do Elefante
Faixa etária: Educação infantil
As crianças andam à vontade pelo pátio. Uma delas separada, utiliza um braço segurando com a mão a ponta do nariz e o outro braço passando pelo espaço vazio formado pelo braço. (Imitando uma tromba de elefante). Desenvolvimento: Ao sinal, o pegador sai a pegar os demais usando somente o braço que está livre ( O outro continua segurando o nariz ). Quem for tocado transforma-se também em elefante, logo, em pegador, adotando a mesma posição. Será vencedor o último a ser preso. Sugestão: A crianças , durante a brincadeira podem caminhar como um elefante.

Gangorra
Faixa etária: 4 a 6 anos
Dois jogadores sentam-se, um de frente para o outro, e apoiam as plantas dos pés . Eles devem segurar um bastão com as duas mãos . Ao soar o sinal, eles devem puxar o bastão cada um para seu lado tentando tirar o amigo do chão. Aquele que conseguir levantar o amigo ganha. Troque os pares e comece de novo. Faça com que as crianças sintam o peso do amigo que está na frente, observem a força que têm que fazer para levanta-lo, o músculo que se movem para que isso aconteça. Se você tiver um bastão grande, coloque três crianças de cada lado, o grupo que conseguir levantar o outro, ganha.

Quem é o fantasminha?
Faixa etária: Educação Infantil
Dividir a turma em duas equipes . Uma deverá sair do local. Dado o sinal, a equipe que estiver fora mandará uma criança coberta com um lençol. A equipe tentará descobrir quem é a criança escondida. Se acertar, marca dois pontos .

Jogo da risadinha
Faixa etária: Educação Infantil
As crianças em círculo. Dado o sinal, um jogador dará uma risada. O companheiro da sua esquerda dará duas risadas . O terceiro, três risadas . E assim, sucessivamente. Quem não seguir a seqüência sairá do jogo.

Rouba rabo
Faixa etária: Educação Infantil
Os jogadores estarão no pátio, cada um com um rabo de barbante preso atrás . Dois jogadores serão o pagadores . Ao sinal eles deverão tirar o rabo da criança . Quem conseguir pegar mais rabos será o vencedor.

Dança dos banquinhos
Faixa etária: Educação Infantil
Fazer uma roda com banquinho e em número inferior(-1) ao número de criança Participante. Colocar uma música para tocar e todascomeçam a correr ou a dançar ao redor do banquinho, com a mão para trás, bem perto dele . Em dado momento, parar a música e cada criança deverá a sentar- se no banquinho que estiver mais próximo. Uma delas ficará sem assentar, devendo sair levando um banquinho. O jogo recomeça. Ganha a criança que conseguir a posse do último banquinho.

Voa, não voa...
Faixa etária: Educação Infantil
As crianças estarão assentadas em círculo. O professor falará o nome de uma ave, e as crianças deverão mover os braços e as mãos como se estivessem voando. Quando o professor falar o nome de algo que não voa, as crianças deverão ficar com os braços e mãos imobilizados . Quem errar sai da brincadeira ou paga uma prenda. Ex: " Borboleta voa? (Todo imitarão o vôo.)Jacaré voa?(Todo deverão ficar imóveis ). O professor deverá usar sua habilidade para enganar as crianças .

Qual a criança diferente?
Faixa etária: Educação Infantil
Formar um círculo com as crianças. Uma ficará fora da roda, voltada para a parede. Desenvolvimento: as crianças que estão na roda devem ficar na mesma posição, menos uma, que fica diferente das outras. Depois, a criança que estava de fora da roda deverá descobrir quem está diferente, devendo dizer a diferença notada. Escolhe-se outra criança para sair da roda, continuando a brincadeira.

Um, dois, três e já!
Faixa etária: Educação Infantil
Risca-se no chão uma linha de partida e, a uma certa distância, uma linha de chegada. As crianças devem ficar atrás da linha de partida. Desenvolvimento: ao sinal de partida " um, dois e três "; as crianças correm para a frente até ouvirem a ordem " pare". Nesse momento, todos param a corrida e ficam parados no lugar. Novamente é repetida a ordem "um, dois e três " para ser, algum tempo depois , paralizada, continuando até que todos cheguem à linha final.

Correndo do canguru
Faixa etária: Educação Infantil
Preparação: crianças ao lado das outras em linha reta colocadas a uns 10 m de distância da linha de chegada (riscar com giz a linha de chegada). Desenvolvimento: o professor deve dar o sinal e as crianças saem pulando como canguru, até a linha de chegada. Repetir a corrida pulando sobre a outra perna.

O gato e o rato
Faixa etária: Educação Infantil
Os alunos serão divididos em dois grupos: gato e rato . Iniciado o jogo, os ratos deixarão cair, por onde andarem, papel picado. Os gatos deverão ir atrás dos ratos recolhendo os papéis picados. A criança que recolher mais papéis vencerá o jogo.

Cadeiras com sapatos
Faixa etária: Educação Infantil
Ao sinal, o participante de olhos vendados , devem engatinhar procurando tênis ou sapato (que foram espalhados anteriormente), e a medida que são achados vão sendo colocados nos pés das cadeiras. Será considerado vencedor quem colocar mais calçados nos pés.

Atividades para a educação Infantil (2 à 5 anos)

A Educação Infantil é um mundo mágico onde os alunos dão os primeiros passos rumo ao conhecimento.
Nessa fase, devemos proporciona a integração com o meio vivenciando experiências significativas, estabelecendo vínculos afetivos, explorando a capacidade de comunicação e aprendizagem.
Os conteúdos devem ser trabalhados através de "Projetos Integrados", com atividades diversificadas, sempre considerando os saberes prévios dos alunos.
As atividades deverão ser planejadas e orientadas, para isso postamos um vídeo com diversas atividades para facilitar a vida de uma de vocês.


segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A escola

"Escola é...

o lugar onde se faz amigos,


não se trata só de prédios, salas, quadros,


programas, horários, conceitos...


Escola é, sobretudo, gente,


gente que trabalha, que estuda,


que se alegra, se conhece, se estima.


O diretor é gente,


O coordenador é gente, o professor é gente,


o aluno é gente,


cada funcionário é gente.


E a escola será cada vez melhor


na medida em que cada um


se comporte como colega, amigo, irmão.


Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.


Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir


que não tem amizade a ninguém


nada de ser como o tijolo que forma a parede,


indiferente, frio, só.


Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,


é também criar laços de amizade,


é criar ambiente de camaradagem,


é conviver, é se ‘amarrar nela’!


Ora , é lógico...


numa escola assim vai ser fácil


estudar, trabalhar, crescer,


fazer amigos, educar-se,


ser feliz."                      


(Paulo Freire)

Frase para Reflexão...

"Educar é...
  cultivar a inteligência com o coração
e partilhar o que aprendemos com AMOR!"